Início Internacional O que Paulo fez nas tempestades da vida é o que também...

O que Paulo fez nas tempestades da vida é o que também precisamos fazer

57
0

Para mim, viver é Cristo e morrer é ganho. – Filipenses 1:21

Se os policiais o prenderem amanhã e o jogarem na prisão porque você foi à igreja no último domingo, qual seria a sua primeira carta para seus amigos e parentes? Sentado em um banco de concreto, olhando para barras de aço grossas, imaginando quanto tempo você vai ser realizada, você recebeu um pedaço de papel e um lápis. Como você diria à sua família o que aconteceu? O que você diria sobre a lei, seus direitos e os policiais que te prenderam? Como você descreveria o que estava sentindo?

O que você ou eu escreveríamos nessa carta – do fundo do coração – revela algo sobre o quanto (ou pouco) realmente confiamos em Jesus. Em certo sentido, teríamos todo o direito de protestar e reclamar – seria errado que eles nos jogassem na cadeia. Mas se Jesus é real, nunca temos uma boa razão para resmungar ou desesperar. Se ser falsamente acusado e injustamente encarcerado arruinar nossa esperança e alegria e confiança, ainda não descobrimos a verdadeira esperança, a alegria e a confiança.

Nunca se contente com um Deus que não pode satisfazê-lo em uma cela de prisão.

Tempestade de Paulo: Prisão

Quando o apóstolo Paulo disse: “Para mim, viver é Cristo”, ele estava na cadeia. Muitos de nós cantamos e recitamos linhas como essa a partir do conforto e segurança da liberdade – liberdade de acreditar, liberdade de culto, liberdade até de compartilhar nossa fé com os outros. Nós poderíamos caminhar nossos bairros ensaiando nossa esperança em Jesus no topo de nossos pulmões, e talvez nunca recebêssemos piores do que um olhar curioso ou uma conversa desajeitada. Não Paul – e não cristãos em muitos lugares ao redor do mundo hoje.

Quando Paulo disse: “Para mim, viver é Cristo”, escreveu ele do encarceramento. Ele não prejudicou ninguém nem cometeu nenhum crime. Ele simplesmente se recusou a permanecer em silêncio sobre seu maior amor. E sentado ali solitário, desconfortável, abandonado e humilhado, ele ainda se recusava a permanecer em silêncio sobre seu maior amor. Ele adorou.Ele não escreveu para os outros crentes para reclamar sobre como ele havia sido tratado, ou para pedir a eles que pedissem sua libertação, ou para se entregar à autopiedade como prisioneiro.Não, ele escreveu para dizer-lhes para se alegrar em Jesus – para lembrar e proclamar o seu nome.

Ele diz mais tarde em sua carta: “Regozijai-vos sempre no Senhor; mais uma vez direi, regozije-se ”( Filipenses 4: 4 ) – da prisão. Não desperdice seu coração se preocupando comigo ou com pena de mim. Desfrute de Jesus comigo.

Viver é Cristo

O que significa quando Paulo diz: “Viver é Cristo”? Quando olhamos para os versos antes e depois, vemos que isso significa pelo menos duas coisas. No versículo anterior, ele diz: “É minha expectativa ansiosa e espero que eu não seja de todo envergonhado, mas que com toda a coragem agora, como sempre, Cristo seja honrado em meu corpo, seja pela vida ou pela morte” ( Filipenses 1:20 ). “Viver é Cristo” significa viver para Cristo – para honrá-lo com a vida que ele nos deu.

Nos versos seguintes, ele diz: “Meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isso é muito melhor.Mas permanecer na carne é mais necessário por sua conta. Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé ”( Filipenses 1: 23–25 ). “Viver é Cristo” significa gastar-se pela fé de outros em Cristo – para trabalhar, sacrificar e pedir que acreditem e desfrutem dele.

Enquanto vivemos e nos regozijamos em Cristo mesmo quando o pior acontece, esforçando-nos por honrá-lo naquilo que ele nos chamou para fazer enquanto estamos aqui, estamos fazendo tudo o que podemos para trazer outros a ele.

Morrer é ganho

Mas até agora só cantamos metade de Filipenses 1:21 : “Para mim, viver é Cristo e morrer é ganho .” Cristo nunca será verdadeiramente doce para nós enquanto estivermos vivos aqui na terra a menos que acreditemos que a vida vai melhorar com ele depois que morrermos. Mais uma vez, Paulo diz: “Meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isso é muito melhor”. Se tentarmos viver para Cristo agora sem querer estar com Cristo, provavelmente não estamos realmente vivendo para Cristo. Nós provavelmente estamos vivendo por nós mesmos.

RELACIONADOS: Medite na Palavra de Deus. Conecta suas raízes ao rio de água viva

A chave para viver para Jesus, mesmo sozinho atrás das grades, é ancorar nossa breve vida aqui em nossa alegria nele. Se pudermos começar agora, pela fé, a saborear a melhor espera por nós na eternidade, estaremos melhor equipados e motivados para aproveitar ao máximo nossas circunstâncias hoje – sejam eles bons ou ruins, duros ou felizes, esperados ou inesperados, se estamos livres ou na prisão.

Abandonado ou Aclamado

Alguns de vocês não precisam ser instruídos a correr para Jesus se forem jogados na prisão. Na verdade, você só grita para ele quando está com problemas. Mas este é um nome para provações e vitórias, para abandono e aclamação, para os momentos mais baixos e os mais altos. Paulo diz na mesma carta da prisão: “Eu sei como ser humilhado, e sei abundar. Em toda e qualquer circunstância, aprendi o segredo de enfrentar a abundância e a fome, a abundância e a necessidade ”( Filipenses 4:12 ).

Qual é o segredo de alegria e contentamento em face de tudo o que a vida traz? É centralizar e ancorar nossa alegria e contentamento em Cristo, e não em nossas circunstâncias. John Piper diz: “Quando temos pouco e perdemos muito, Cristo vem e se revela mais valioso do que o que perdemos. E quando temos muito e estamos transbordando em abundância, Cristo vem e ele mostra que ele é muito superior a tudo o que temos ”.

Uma versão deste artigo apareceu anteriormente no site do Desiring God sob o título “Mesmo quando o pior acontece”

Estamos comprometidos com a verdade e precisão em todo o nosso jornalismo. Leia nossos padrões editoriais .

Link Externo
publicado no site westernjournal.com